Desde o início do
estágio pós-doutoral, participei de várias atividades. No segundo semestre de
2015, participei do seminário de pesquisas em Práticas Sociais e Processos
Educativos, que apresentou as pesquisas de mestrado e doutorado realizadas na
linha de pesquisa. Fui como ouvinte, mas acabei, no dia, sendo convidado para
também expor a minha pesquisa.
E, enquanto trabalho de
extensão, ajudei a ministrar o curso: Educação
em saúde para o envelhecimento saudável, com professores do Departamento de
Enfermagem, da UFSCar, curso que foi ministrado na Fundação Educacional São
Carlos.
Em relação à
participação em eventos acadêmicos, apresentei as seguintes comunicações e
painéis:
- Programa Homospiritualis de diversidade religiosa e cultura de paz.
I congresso lusófono de ciências das religiões, na cidade de Lisboa/Portugal,
em maio de 2015. (comunicação oral)
- O uso de imagens termográficas no estudo das práticas de imposição das
mãos e em outras terapias integrativas e complementares. II encontro
regional de Práticas Populares de Saúde, organizado pelo programa MAPEPS, na
UFSCar, em São Carlos, em outubro de 2015. (painel)
- A Animagogia e a saúde integral: pressupostos metafísicos e compreensão
da origem e tratamento de enfermidades psicossomáticas, no mesmo evento
acima. (painel)
- Saúde Integral e Imaginário: uma proposta de tecnologia social e
comunitária. II Congresso
Internacional do CRI2i, na UFRGS, em Porto-Alegre, em novembro de 2015.
(comunicação)
Além desses eventos,
focalizei uma oficina para alunos do curso de ciências das religiões, na
Universidade Federal da Paraíba, chamada A animagogia e a mito-estória de vida
como heurísticas para as ciências das religiões e para o ensino religioso
escolar.
No campo da organização
de eventos, auxiliei na organização da II
semana da fitoterapia: plantas medicinais
e práticas integrativas, organizada pela prefeitura municipal de São
Carlos, no mês de setembro de 2015, que contou com a colaboração da ONG Círculo
de São Francisco, do MAPEPS e de outras organizações sociais, e participei do
Fórum Potiguar de Terapias e Práticas Integrativas e Complementares na Saúde.
Além de ajudar na organização, participei de uma mesa temática onde apresentei
a comunicação: A experiência de São Carlos na implantação das PICs. O evento
foi em novembro de 2015, na cidade de Natal/RN.
No ano de 2016,
participei, no primeiro semestre, de dois eventos, ambos na cidade de Lisboa,
em Portugal. O primeiro, no mês de janeiro, apresentando duas palestras, uma
sobre o tema da minha pesquisa de pós-doutorado e outra sobre a animagogia como heurística para as
ciências das religiões, no evento Ciências das Religiões, Saúde e
Espiritualidade, organizado pelo Terreiro de Umbanda Sagrada Luz de Aruanda e,
no mês de maio, apresentei novamente o tema, junto com outros cursos e
oficinas, no evento I encontro de Umbanda, Cultura de Paz e Educação Popular,
organizado na Igreja Umbandista Ogum Rompe Mato.
E no mês de abril,
participei da banca de defesa da dissertação de mestrado de Graziella Yuri
Matsuno, denominada Centros de informação
em saúde popular: construção de um referencial teórico, na UFSCar.
Ainda em abril,
participei como organizador de atividades culturais na Feira do livro da
UFSCar, que teve roda de conversa com escritores da cidade, palestra e sarau,
com a presença de alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade, e também fui
um dos organizadores da Semana Nacional das PICs em São Carlos, um evento
nacional do Ministério da Saúde estimulando os municípios a organizar
atividades em comemoração aos 10 anos do Plano Nacional das Práticas
Integrativas e Complementares.
Ainda no mês de maio ministrei
um curso de capacitação em TVI na cidade de Fortaleza/CE e, em julho,
participei do V Encontro de Animagogia do Nordeste, na cidade de Natal/RN.
Além desses eventos
acima, um artigo baseado na pesquisa de pós-doutorado foi inscrito no II prêmio
Victor Valla, do Ministério da Saúde, ficando em décimo terceiro lugar entre os
vinte e cinco inscritos.
E como professor
visitante, na UFSCar, auxiliei na disciplina Práticas Sociais e Processos
Educativos, ofertada para alunos de mestrado e doutorado, na UFCar, no primeiro
semestre e, na graduação, na disciplina Educação em Saúde, ofertada para alunos
de graduação em Enfermagem e em Gerontagogia.
Por sua vez, no segundo
semestre de 2016, enviei quatro projetos de extensão que foram aprovados pela
pró-reitoria de extensão e começaram a ser executados em agosto e participei de
4 eventos, apresentando trabalhos relacionados com a pesquisa aqui apresentada:
o V simpósio internacional de práticas tradicionais e contemplativas, na
UNIFESP, do X Fórum Internacional Paulo Freire, no Chile, da IV Jornada de
Educação e Espiritualidade, na UFSCar, e da V Semana de Ciência da Religião, na
UFJF.
Em 2016, tanto no
primeiro como no segundo semestre, participei novamente como professor do curso
de extensão Educação em Saúde para o
envelhecimento saudável, promovido na FESC.
Em todos esses eventos,
o referencial teórico apreendido na Linha de Pesquisa Práticas Sociais e
Processos Educativos foi de extremo valor.
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