ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS (2015-2016)

Desde o início do estágio pós-doutoral, participei de várias atividades. No segundo semestre de 2015, participei do seminário de pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos, que apresentou as pesquisas de mestrado e doutorado realizadas na linha de pesquisa. Fui como ouvinte, mas acabei, no dia, sendo convidado para também expor a minha pesquisa.
E, enquanto trabalho de extensão, ajudei a ministrar o curso: Educação em saúde para o envelhecimento saudável, com professores do Departamento de Enfermagem, da UFSCar, curso que foi ministrado na Fundação Educacional São Carlos.
Em relação à participação em eventos acadêmicos, apresentei as seguintes comunicações e painéis:
- Programa Homospiritualis de diversidade religiosa e cultura de paz. I congresso lusófono de ciências das religiões, na cidade de Lisboa/Portugal, em maio de 2015. (comunicação oral)
- O uso de imagens termográficas no estudo das práticas de imposição das mãos e em outras terapias integrativas e complementares. II encontro regional de Práticas Populares de Saúde, organizado pelo programa MAPEPS, na UFSCar, em São Carlos, em outubro de 2015. (painel)
- A Animagogia e a saúde integral: pressupostos metafísicos e compreensão da origem e tratamento de enfermidades psicossomáticas, no mesmo evento acima. (painel)
- Saúde Integral e Imaginário: uma proposta de tecnologia social e comunitária.  II Congresso Internacional do CRI2i, na UFRGS, em Porto-Alegre, em novembro de 2015. (comunicação)
Além desses eventos, focalizei uma oficina para alunos do curso de ciências das religiões, na Universidade Federal da Paraíba, chamada A animagogia e a mito-estória de vida como heurísticas para as ciências das religiões e para o ensino religioso escolar.
No campo da organização de eventos, auxiliei na organização da II semana da fitoterapia: plantas medicinais  e práticas integrativas, organizada pela prefeitura municipal de São Carlos, no mês de setembro de 2015, que contou com a colaboração da ONG Círculo de São Francisco, do MAPEPS e de outras organizações sociais, e participei do Fórum Potiguar de Terapias e Práticas Integrativas e Complementares na Saúde. Além de ajudar na organização, participei de uma mesa temática onde apresentei a comunicação: A experiência de São Carlos na implantação das PICs. O evento foi em novembro de 2015, na cidade de Natal/RN.
No ano de 2016, participei, no primeiro semestre, de dois eventos, ambos na cidade de Lisboa, em Portugal. O primeiro, no mês de janeiro, apresentando duas palestras, uma sobre o tema da minha pesquisa de pós-doutorado e outra sobre a animagogia como heurística para as ciências das religiões, no evento Ciências das Religiões, Saúde e Espiritualidade, organizado pelo Terreiro de Umbanda Sagrada Luz de Aruanda e, no mês de maio, apresentei novamente o tema, junto com outros cursos e oficinas, no evento I encontro de Umbanda, Cultura de Paz e Educação Popular, organizado na Igreja Umbandista Ogum Rompe Mato.
E no mês de abril, participei da banca de defesa da dissertação de mestrado de Graziella Yuri Matsuno, denominada Centros de informação em saúde popular: construção de um referencial teórico, na UFSCar.
Ainda em abril, participei como organizador de atividades culturais na Feira do livro da UFSCar, que teve roda de conversa com escritores da cidade, palestra e sarau, com a presença de alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade, e também fui um dos organizadores da Semana Nacional das PICs em São Carlos, um evento nacional do Ministério da Saúde estimulando os municípios a organizar atividades em comemoração aos 10 anos do Plano Nacional das Práticas Integrativas e Complementares.
Ainda no mês de maio ministrei um curso de capacitação em TVI na cidade de Fortaleza/CE e, em julho, participei do V Encontro de Animagogia do Nordeste, na cidade de Natal/RN.
Além desses eventos acima, um artigo baseado na pesquisa de pós-doutorado foi inscrito no II prêmio Victor Valla, do Ministério da Saúde, ficando em décimo terceiro lugar entre os vinte e cinco inscritos.
E como professor visitante, na UFSCar, auxiliei na disciplina Práticas Sociais e Processos Educativos, ofertada para alunos de mestrado e doutorado, na UFCar, no primeiro semestre e, na graduação, na disciplina Educação em Saúde, ofertada para alunos de graduação em Enfermagem e em Gerontagogia.
Por sua vez, no segundo semestre de 2016, enviei quatro projetos de extensão que foram aprovados pela pró-reitoria de extensão e começaram a ser executados em agosto e participei de 4 eventos, apresentando trabalhos relacionados com a pesquisa aqui apresentada: o V simpósio internacional de práticas tradicionais e contemplativas, na UNIFESP, do X Fórum Internacional Paulo Freire, no Chile, da IV Jornada de Educação e Espiritualidade, na UFSCar, e da V Semana de Ciência da Religião, na UFJF.
Em 2016, tanto no primeiro como no segundo semestre, participei novamente como professor do curso de extensão Educação em Saúde para o envelhecimento saudável, promovido na FESC.

Em todos esses eventos, o referencial teórico apreendido na Linha de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos foi de extremo valor.

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