 |
| Jomar Morais, idealizador e diretor do Sapiens |
A pesquisa Educação, Imaginário e Espiritualidade: a Meditação Integrativa no processo educativo de idosos médiuns que vem sendo realizada na UFSCar, no Departamento de Metodologia de Ensino, junto a linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos será apresentada no próximo dia 26 de julho na sede do Sapiens - grupo de estudos filosóficos e autoconhecimento, dentro da programação do 5º encontro de Animagogia do Nordeste.
O Sapiens busca auxiliar no esclarecimento de questões que inquietam e estimulam o ser humanizado em seu processo de autorrealização, promovendo o estudo regular de temas filosóficos e das tradições espirituais, realizando práticas meditativas e outras técnicas de autoconhecimento, além de cursos e seminários.
O espaço foi idealizado e é dirigido por Jomar Morais, jornalista, meditador e divulgador de valores espirituais para uma sociedade plural e democrática. Entre os diferentes trabalhos que realizou, destaca-se o de levar a prática da meditação para presídios.
A Meditação Integrativa, objeto de estudo da pesquisa que vem sendo realizada na UFSCar foi criada entre os anos de 2001 e 2003 enquanto uma técnica bio-psico-espiritual que visa, sobretudo, integrar o ego e o Self, ou seja, a "consciência da personalidade" e a "consciência da individualidade" e passou a ser utilizada nos mais diferentes projetos de anima-ação cultural promovidos pela ONG Círculo de São Francisco, uma organização do terceiro setor que tem como missão difundir a cultura de paz e despertar o
Homo spiritualis, o "terceiro excluído" na relação entre o
Homo religiosus e o
Homo profanus, os dois modos dominantes de ser, pensar e agir no mundo.
Por valorizar o sagrado ou o numinoso, devendo ser praticada, portanto, como uma hierofania e não apenas como uma técnica de relaxamento ou de combate ao estresse, na ONG Círculo de São Francisco ela é utilizada como técnica para os projetos de anima-ação cultural e não, necessariamente, como uma técnica terapêutica.
Na pesquisa acima, optou-se em estudar sua prática junto a um grupo de idosos médiuns por estas pessoas apresentarem uma "sensibilidade espiritual" mais aguçada, tornando evidente a manifestação em suas "narrativas visionárias" o que Henry CORBIN chamou de
imaginal ou de
mundus imaginalis uma realidade transcendental que não pode ser confundida com a simples imaginação ou fantasia. Junto com C.G. JUNG, Rudolf OTTO, Gilbert DURAND, James HILLMAN, Mircea ELIADE e tantos outros participou dos seminários que ficaram conhecidos como Círculo de Éranos, uma dos mais profícuos grupo de estudos espiritualistas do século XX.
E, com base nos pressupostos da linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, a pesquisa tem como objetivo teleológico ajudar na desestigmatização da mediunidade, sobretudo a umbandística, valorizando a prática social da mediunidade de forma positiva, a fim de superar o rótulo de "esquizofrenia" ou "satanismo" frequentemente associada a ela.
Outras informações sobre o Sapiens podem ser encontradas no site que pode ser acessado através do link: http://www.dialogofraterno.com/sapiens.html
O 5º encontro de Animagogia do Nordeste também terá atividades no Espaço Prosperidade e no Grupo Auta de Luz.