A ONG Círculo de São Francisco está relançando em junho o livro Os símbolos do reiki e seus ensinamentos morais. Originalmente publicado em 2005, o livro foi um divisor de águas no trabalho realizado com a técnica na ONG. Antes desse livro, a ONG havia lançado dois (Mandala-reiki e Dharma-reiki) ainda dentro de uma visão tradicional, enfatizando a necessidade de símbolos para se manipular e enviar energia através da imposição das mãos.
A partir de 2005, passou a compreender que o papel do símbolo estava no ensinamento moral que cada um possui. Obviamente que usar ou não símbolos não é o problema, mas o charlatanismo relacionado a eles, já que um comércio espiritual "nova era" se estabeleceu, fazendo com que cada símbolo passasse a ter um valor comercial de acordo com o seu suposto poder.
No início do século XXI, os símbolos do nível I e II custavam cerca de 500 reais, já os do nível III mil reais e, o do mestre, que seria o símbolo mais poderoso, era comercializado por até 5 mil reais.
O livro os símbolos do reiki e seus ensinamentos morais desmistifica a suposta necessidade de símbolos e enfatiza que cada um possui um ensinamento moral importante que, ao ser colocado em prática, transforma e espiritualiza o praticante, desconstruindo a necessidade da comercialização de símbolos para se enviar boas energias para quem necessita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário